A associação “Coolabora” vai assinalar o dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres com um conjunto de iniciativas durante este mês de Novembro. A inauguração da exposição “Os Olhos do Medo”, criada a partir de um conto de Fernando Paulouro Neves, a que se segue uma roda de conversa na próxima quinta-feira na sede da associação na Covilhã, a partir das 18h00, marca o arranque das actividades.
No dia 17 de Novembro, também pelas 18h00, o anfiteatro da biblioteca da universidade da Beira Interior recebe a acção “A grandeza de um amor que sufoca” com um círculo de poesia e escrita criativa. Para dia 18 está agendada uma mesa redonda no auditório da faculdade de ciências da UBI sobre relacionamentos abusivos e o papel dos profissionais de saúde.
A cerimónia pública para assinalar esta data está marcada para 24 de novembro no salão nobre da câmara da Covilhã, com a actuação do Coro Viés – Vozes em Intervenção, que preparou músicas sobre o tema e ainda com a partilha de testemunhos de entidades da rede “Violência Zero” sobre casos marcantes. Nesta acção vai ainda ser feito o balanço do trabalho realizado durante este ano pelos gabinetes de apoio a vítimas de violência doméstica e de género da Coolabora.
Pelas várias escolas do concelho vai ainda passar a exposição itinerante “Grito”, subordinada à prevenção da violência no namoro. Na Covilhã vai ainda ser dinamizada uma campanha de rua contra a violência machista.













