A CooLabora está a preparar a celebração do Dia Internacional da Mulher com uma iniciativa cujo programa em construção contempla uma mostra de artes.
As mulheres artistas são convidadas pela CooLabora a apresentarem trabalhos para a segunda edição do evento “Mulheres na Beira”, que ocorre no dia 8 de março de 2024, Dia Internacional da Mulher. Esta é uma iniciativa que integra o programa espacial das comemorações daquela data, que a cooperativa, sediada na rua Comendador Marcelino – 53, na Covilhã, está a elaborar.
De acordo com a CooLabora, a edição de 2024 do “Mulheres na Beira” , que ocorre no contexto dos 50 anos da Revolução dos Cravos, pretende reconhecer e estimular a visibilidade de produção artística das mulheres, desta vez a partir da temática Democracia & Liberdade. “Sendo a pluralidade o principal pilar, a exposição visa articular problemáticas do feminismo – na história e contemporaneidade – a partir dos mais diversos suportes, materiais e técnicas artísticas”, explica a entidade promotora. A mostra articula os conceitos de arte e ativismo, seja de forma objetiva ou subjetiva, literal ou abstrata.
A entidade promotora, desta forma, pretende viabilizar e incentivar a união de artistas de diferentes contextos e áreas para trocar experiências e dialogar sobre a luta antifascista pela lente do artivismo, movimento criativo focado na intervenção social. “Como cooperativa de intervenção social que atua há 16 anos, a CooLabora proporciona o acolhimento prático e afetivo para o desenvolvimento do evento”, adianta.
A segunda edição, intitulada Mulheres na Beira (da Revolução), é desenvolvida com o apoio do grupo de jovens ativistas Coolaboratório e com curadoria da artista têxtil, designer e doutoranda em Media Artes, Luísa Leão. “Serão bem-vindas as obras, individuais e coletivas, bem como a pluralidade etária e artística, nas suas mais diversas formas de expressão (visuais, performáticas, audio visuais, cénicas, musicais)”, refere a organização.
As interessadas em participar podem recolher mais informações nas plataformas digitais da CooLabora.