Fernando Gomes (Lista B) foi ontem eleito como 15.º Presidente do Comité Olímpico de Portugal. A candidatura do ex-líder da FPF, contou com o apoio da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (Covilhã), vencendo as eleições com 103 votos contra 78 da candidatura de Laurentino Dias (Lista A).
O covilhanense Pedro Farromba, actual vice-presidente da FDI-Portugal, foi eleito vogal da nova Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal, na qual, terá ainda a companhia de Rosa Mota (Madrinha da Pousada de Juventude da Serra da Estrela – Penhas da Saúde), Catarina Rodrigues e Miguel Pereira.
Para o mandato 2025-2029, Fernando Gomes é acompanhado, por Domingos Castro, Ricardo Machado e Vasco Costa, como vices-presidentes.
Diana Gomes é a secretária geral, enquanto, Leandro Silva e Tiago Brandão Rodrigues, presidem aos conselhos fiscal e ética, respectivamente.
Com o lema “Saber Fazer, saber Vencer”, Fernando Gomes de 73 anos, com o apoio das seguintes federações olímpicas – 18 (únicas tornadas públicas pela sua candidatura durante a campanha):
Triatlo (presidida pelo fundanense Fernando Feijão), Desportos de Inverno (presidida pelo covilhanense Pedro Flávio), Futebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Canoagem, Equestre, Escala de Competição, Tiro, Ténis, Râguebi, Patinagem, Judo, Golf, Hóquei, Esgrima e Remo.
Em nota de imprensa enviada à RCB, a direção da FDI-Portugal, “deseja a Fernando Gomes e à sua equipa, da qual faz parte Pedro Farromba como vogal da Comissão Executiva, um excelente mandato, tendo a certeza que o desporto nacional sai valorizado. Começa agora uma nova era para o movimento Olímpico Nacional liderado por alguém que, com grande dedicação e experiência levará mais alto o nome do Comité Olímpico de Portugal”. Pode ler-se.
Fernando Gomes, substitui no cargo Artur Lopes (presidente interino, após a morte de José Manuel Constantino, em agosto de 2024).
A tomada de posse está agendada para 25 de março, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.