João de Brito, natural de Alcongosta, concelho do Fundão, foi nomeado como um dos dois oficiais de ligação do Ministério da Administração Interna (MAI) no Núcleo da Justiça e Assuntos Internos da Representação Permanente de Portugal, junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas.
O coronel João Miguel Ribeiro de Brito, foi escolhido para um dos mais prestigiados cargos de ligação internacional no âmbito do Ministério da Administração Interna (MAI). A nomeação, efetuada por despacho conjunto dos ministros de Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, terá a duração de três anos, com início no passado dia 6 de janeiro.
João de Brito ingressou na GNR em 1993, depois de se licenciar em Ciências Militares, com especialização em GNR, pela Academia Militar. Ao longo da sua carreira, acumulou diversas formações académicas, incluindo pós-graduações e um mestrado em Direito e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa.
Com uma carreira de destaque, desempenhou várias funções em Castelo Branco, incluindo o comando do Destacamento Territorial e a chefia das secções de Proteção da Natureza e Ambiente, Recursos Humanos e Justiça do Comando Territorial. No plano internacional, participou em missões das Nações Unidas em Timor-Leste.
Já no posto de coronel, foi comandante do Comando Territorial de Vila Real e, mais recentemente, dirigiu a Direção de Informações do Comando Operacional da GNR. A sua folha de serviço conta com 13 louvores individuais, seis dos quais atribuídos pelo Tenente-General Comandante-Geral da GNR, e condecorações como as Medalhas de Serviços Distintos de Segurança Pública Grau Prata.