O tradicional Desfile de Carnaval regressou, esta terça-feira, às ruas da cidade do Fundão. Foram muitas centenas de pessoas que pararam na Avenida da Liberdade para ver o corso passar, num desfile que juntou oito carros alegóricos e uma dezena de grupos mascarados.
Depois de dois anos de interregno, foi o retomar de uma iniciativa organizada pela Associação Caminheiros da Gardunha e o Município do Fundão que, este ano, contou com cerca de uma dezena de participantes, entre grupos informais, coletividades e a pessoas a título individual. A assistir estiveram largas centenas de pessoas que esperaram pelos oito carros alegóricos na Avenida da Liberdade, o local que marcou o fim do percurso.
Para um dos membro da direção dos Caminheiros da Gardunha, David Caetano, que também participou no corso junto com a associação, “soube bem poder voltar depois de dois anos e viu-se pela assistência ao longo das ruas, não só na Avenida mas este ano um bocadinho por todo o lado, que as pessoas também tinham saudades desta animação e queriam mesmo que o Carnaval acontecesse e isso justificou todo o trabalho que foi investido na preparação dos carros e dos fatos”.
Também a presidente da direção, Isabel Matias considera que esta edição do Corso de Carnaval “correu muito bem, com muitos participantes, coisa que não estava à espera”. A dirigente diz ainda que “muita gente se ofereceu para ajudar e por isso superou as expectativas”.
Deste desfile saíram três prémios vencedores para melhor carro e melhor grupo, assente na originalidade, animação e criatividade. Na categoria de Melhor Carro o vencedor foi o “ninho de cegonhas” dos Caminheiros da Gardunha; em segundo lugar a Academia Sénior dos Três Povos e em terceiro o Cantinho do Mimo. No Melhor Grupo o primeiro prémio foi para os Caminheiros da Gardunha, o segundo para a Academia Sénior do Fundão em conjunto com a dos Três Povos, por indecisão do júri, e o terceiro para o Agrupamento 120 – Escuteiros do Fundão.
A Rádio Cova da Beira dedicou parte da emissão ao desfile com transmissão em direto da Avenida da Liberdade. Oiça um resumo deste dia.