O colectivo “Covilhã a Marchar” vai promover no próximo sábado, a quarta edição da marcha pelos direitos LGBTQIA+. A iniciativa tem início às 15h00 na rotunda do rato, com paragem na Praça do Município para leitura de um manifesto, e termina no jardim público, com a realização do primeiro arraial da diversidade.
Em comunicado, o colectivo afirma de que “mais do que uma celebração, esta marcha afirma-se como um espaço de mobilização cívica e afirmação de direitos fundamentais, com especial atenção às realidades vividas em territórios do interior”. Partindo de uma reivindicação LGBTQIA+, a iniciativa “inscreve-se numa luta interseccional mais ampla, que inclui a defesa dos direitos das pessoas migrantes, o combate ao racismo, a equidade de género, o acesso à habitação e à saúde, e a construção de uma cidadania plena e territorialmente justa”.
O arraial da diversidade, que se segue ao percurso da marcha pretende “transformar o jardim público num espaço inclusivo de celebração e resistência com programação cultural, atuações de artistas e DJs, gastronomia, artesanato e momentos de convívio abertos à comunidade. A programação é inteiramente apoiada por voluntariado e redes de solidariedade local, estando activa uma campanha de crowdfunding para garantir a viabilidade do evento”.
De acordo com o colectivo “esta presença nas ruas é uma resposta e um convite à união de todos os que defendem a democracia e os valores de Abril. O interior também ambiciona liberdade, futuro e bem-estar social, que são condições essenciais para que todas as pessoas possam escolher onde viver”.