A ideia nasceu de um ex-director da colectividade e transmitida à Escola Secundária Campos Melo. O trabalho feito por professores e alunos de artes e desenho, foi hoje apresentado.
Com total aval da direção do CCD Leões da Floresta, o trabalho colectivo durou duas semanas (segunda quinzena de setembro), com os estudantes a realizarem todas as pinturas numa parede branca, transformada em Mural.
A obra foi inaugurada, esta quarta-feira, na sede da colectividade, na Esplanada do Piso -2.
O presidente da direção do CCDLF refere que “este mural é uma homenagem que vamos dar ao associativismo da Covilhã, mas também, um pouco da história da nossa colectividade, cidade, universidade, estudantes, lanifícios e Serra da Estrela. Quero ainda agradecer, de forma especial, à Escola Secundária Campos Melo ter aceitado o nosso desafio para realizar esta obra, num convite feito por um ex-dirigente do nosso clube à Escola, e a Escola aceitou de imediato, onde tivemos na altura, e feita uma seleção de desenhos criados pelos próprios alunos da ESCM, na qual, a direção da Escola, optou por dois desenhos, que foram à posteriori pintados na parede. A todos vocês que fizeram o trabalho, a homenagem também é para vocês. O meu muito obrigado a todos vocês. Não posso terminar a minha intervenção, sem agradecer ainda à Robbialac, agradecimento especial, porque as tintas que aqui estão, foram todas oferecidas por esta empresa”. Refere Hugo Garcia.
Sandra Gamboa, também marcou presença na inauguração.
“É com imenso prazer, gosto e honra, que a Escola Secundária Campos Melo se associou a esta iniciativa dos Leões da Floresta, à inauguração deste mural, que no fundo, também representa a nossa cidade, a sua história, e identidade do nosso concelho. Em primeiro lugar, quero aqui deixar um agradecimento à direção do clube, por nos ter dado a oportunidade e à Escola, terem proposto este desafio, por ter confiado na nossa comunidade educativa e também, por esta colaboração, que foi iniciada desde de 2024, com alunos do 11º ano e que agora estão no 12º. Muito obrigado e muitos parabéns aos Leões da Floresta, tal como deixar agradecimentos e dar ainda os parabéns aos nossos alunos do 12º ano, B e C2 e professores, João Boléo e Sulamita Lopes, que acompanharam os alunos na realização deste projecto, por toda a dedicação e empenho, que aqui deixaram e que resultou na construção deste belíssimo mural. Portanto, isto só mostra que na Escola Campos Melo existem verdadeiros artistas”. Conclui a directora do conselho directivo da ESCM.
Por último, João Boléo, em nome dos dois professores, que colaboraram na actividade, começou pelos agradecimentos.
“Agradecemos empenhadamente, em primeiro lugar aos alunos, porque foram, das duas turmas, incansáveis desde da primeira hora que aceitaram este desafio, que infelizmente, não conseguimos concluir no final do ano lectivo 2024-25, devido à realização dos exames nacionais, mas assumimos o compromisso, que, após a escolha dos desenhos, fazermos, logo no início deste ano lectivo, a partir de 17 de setembro e acho que conseguimos. O trabalho resultou muito bem, pensamos nós, mas, temos que nos orgulhar, dos nossos alunos e do percurso que a Escola e os alunos de artes e todos os professores de artes têm tido ao longo, eu diria mesmo, ao longo dos 144 anos de existência da escola. Todos nós somos discípulos do professor António Lopes. Temos aceite, já há muitos anos, todos os desafios que nos têm pedido, desde da Câmara Municipal ou União de Freguesias, como a várias associações do concelho da Covilhã, como por exemplo, em Unhais da Serra e Sobral de S. Miguel. Estes alunos são finalistas de um curso, de um ciclo de estudos que são avaliados, por exame a nível nacional. À direção da escola o meu muito obrigado, pelo apoio dado a todos nós e pela disponibilidade que nos deram para podermos estar aqui mais tempo, mas sem qualquer falta dada nas aulas. Foi um grande esforço de todos nós, alunos e professores, onde foi tudo realizado dentro das aulas de desenho e oficina de artes. Feito em duas semanas, penso que agora a parede e o trabalho, o mural irá falar por si.” Termina o docente.
Sócios, dirigentes, várias instituições, clubes e colectividades da cidade, Município da Covilhã e União de Freguesias de Covilhã e Canhoso, professores e alunos, marcaram presença no evento.
A iniciativa insere-se nas comemorações dos 71 anos do clube, festejados no passado dia 08 de abril.














