A Câmara Municipal da Covilhã está a dedicar o mês de março à Proteção Civil com várias demonstrações, ações de divulgação e atividades de formação. Esta terça-feira, 5 de março, o estabelecimento prisional covilhanense recebe uma palestra sobre a ação da Proteção Civil.
No âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil, assinalado no passado dia 1 de março, o município da Covilhã promove dezenas de atividades para informar e sensibilizar as pessoas para a importância de todos na salvaguarda de pessoas e bens.
O programa arrancou na sexta-feira com um simulacro interno de evacuação na Escola Secundária Campos Melo, e tem seguimento já esta terça-feira, 5 de março, com a palestra “Proteção Civil – O que somos? O que fazemos?”, destinada à população prisional do Estabelecimento Prisional da Covilhã.
Na quarta-feira, 6 de março, a Escola Quinta das Palmeiras acolhe as ações de “Mass Training”, que visam ensinar os participantes a agir em casos de emergência, nomeadamente saber efetuar corretamente manobras de reanimação cardiorrespiratória. A atividade repete-se no dia 13 de março, na Escola Frei Heitor Pinto.
Está programada, para dia 12, uma sessão de esclarecimento e a apresentação da Estratégia de Combate à Vespa Velutina na Covilhã. No dia 24 é apresentada a integração de três aldeias de S. Jorge da Beira e uma de Sobral de São Miguel no programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”.
O programa do mês dedicado à Proteção Civil engloba também ações de sensibilização “Floresta Segura” em S. Jorge da Beira (dia 13), Peraboa (dia 26) e Ferro (dia 27).
Neste mês, é ainda realizada uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil e ações de fogo controlado para gestão de combustível florestal em Cortes do Meio e Unhais da Serra.