O tempo de espera pelo pedido ou renovação do Cartão de Cidadão (CC) na Covilhã é o mais longo do distrito de Castelo Branco. Comparado ao resto do país não é dos piores, mas quando contrastado com Fundão, Belmonte, Penamacor e Proença-a-Nova, a diferença é de duas semanas.
De acordo com o levantamento feito pelo Jornal de Notícias no portal de marcação de atendimento do Ministério da Justiça, o período de espera para renovar ou pedir o Cartão de Cidadão na Covilhã é de 15 dias, sendo o concelho do distrito onde demora mais tempo.
Em contrapartida, no Fundão, Belmonte, Penamacor e Proença-a-Nova basta um dia para pedir ou renovar o mesmo documento. Se falarmos de passaporte, o tempo de espera nestes concelhos é o mesmo, enquanto que na Covilhã a espera chega a 16 dias.
Ainda assim não se compara à espera de três meses existente em mais de dez concelhos do país, principalmente nos distritos de Lisboa, Algarve e Leiria.
Apesar de considerar que “o tempo médio de agendamento nacional se reduziu significativamente” devido à introdução de automatismos no sistema, o Ministério da Justiça admite existir “situações muito pontuais e excecionais” que podem atrasar os agendamentos.
Reportado pelo JN, o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado diz que o cenário se deve “ao défice crónico de pessoas”, num sistema em que “não entra ninguém há 23 anos”. Nesse sentido, a tutela “promete lançar este mês o concurso público para contratar 240 novos oficiais de registo e 50 conservadores”. Compromisso que “se estenderá aos próximos anos e a todo o território nacional”.