As câmaras da Covilhã e de Seia estão entre os municípios com menor taxa de satisfação por parte dos consumidores na avaliação da performance dos organismos autárquicos. Os dados fazem parte de um estudo realizado pelo portal da queixa que avaliou diversos parâmetros referentes às reclamações apresentadas pelos cidadãos durante o ano passado.
De acordo com os resultados deste estudo, as câmaras municipais de Seia, da Covilhã e de Fafe, estão avaliadas com 10.3 em 100 pontos e a autarquia do Montijo com 10.2. Indicadores que “espelham a falta de resolução por parte das entidades”. O índice de satisfação dos munícipes é mais elevado no município da Nazaré com 91 pontos em 100, seguindo-se Alcochete com 81.2 e Lagos com 74.6.
Os dados referem que nos primeiros 46 dias deste ano o portal da queixa já recebeu quase 300 reclamações, uma subida de 49%, face ao mesmo período de 2022. As câmaras municipais de Lisboa, Almada, Vila Nova de Gaia, Loures e Oeiras são as entidades mais visadas. Os munícipes queixam-se de problemas relacionados com licenciamentos, ambiente e infraestruturas.
Na análise por distrito, em 2022 os munícipes registaram um total de 2.021 reclamações, verificando-se uma subida a rondar os 5% em relação ao ano anterior em que foram registadas 1.932 queixas. O distrito de Lisboa é que apresenta maior número de queixas, 1145. Com menos reclamações estão os distritos da Guarda, com nove, Bragança e Portalegre com quatro e a região autónoma dos Açores em que foi registada apenas uma queixa.