A câmara municipal da Covilhã já começou a apresentar às escolas um guia de apoio às associações de estudantes. Um documento que pretende “promover a participação activa e o envolvimento na vida escolar, contribuindo para que haja mais jovens a liderar e a ajudar a transformar as suas escolas” refere o município em comunicado.
A elaboração deste guia resulta de um trabalho conjunto entre os jovens membros do conselho municipal da juventude e da divisão de educação e juventude do município da Covilhã, este guia é considerado como “uma ferramenta essencial para a comunidade escolar e vem dar resposta a um conjunto de questões sobre a constituição e o funcionamento das associações de estudantes, nomeadamente como se deve constituir, quais os direitos e deveres dos alunos e como garantir um legado para as futuras gerações”.
O guia tem estado a ser entregue a membros da direção dos estabelecimentos de ensino para que estes o possam fazer chegar aos alunos que estejam interessados em candidatar-se às respetivas associações de estudantes. A primeira ação foi realizada no agrupamento de escolas Frei Heitor Pinto a que se seguiram a secundária Quinta das Palmeiras, a escola profissional agrícola da Quinta da Lageosa e na secundária Campos Melo.