No âmbito do programa “Natal com Arte”, a Câmara Municipal da Covilhã volta a promover a entrega de Vales Solidários às famílias mais carenciadas do concelho. O apoio vai abranger mais de 600 famílias referenciadas pelas juntas e uniões de freguesias.
A iniciativa, que é realizada anualmente, consiste na entrega de vales solidários que devem ser utilizados para adquirir bens essenciais em estabelecimentos comerciais locais, contribuindo igualmente para a dinamização da economia local.
Este ano são contemplados 611 agregados familiares referenciados pelas juntas e uniões de freguesias do concelho. Ao todo são 1 392 pessoas, das quais 294 são crianças.
O vale para uma pessoa tem o valor de 25 euros, passando a 35 euros quando o agregado abrange duas a três pessoas e a 45 euros nas famílias de quatro ou mais pessoas.
Caso o agregado já esteja abrangido pelo apoio alimentar, o apoio “fixa-se em 15 euros para uma pessoa e 25 euros para os agregados com duas ou mais” refere a autarquia.
O município tem ainda prevista a distribuição de refeições a todos os cidadãos que se encontrem em condições de isolamento ou solidão na noite de consoada. Refeições fornecidas por IPSS locais e suportadas financeiramente pelo município.
Em comunicado, a autarquia lembra ainda que tem a decorrer a campanha “Brinquedos que Brincam Mais”, na qual os covilhanenses podem doar brinquedos usados para serem oferecidos a crianças que precisam.
Os interessados devem deixar os brinquedos no Largo da Infantaria XXI, onde também é possível aderir à iniciativa “Este Natal Adote uma Árvore”, recebendo um azevinho em troca de alimentos para serem entregues a uma instituição.