No próximo mês de março a Academia Portuguesa de Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica vai até à Escola Secundária Quinta das Palmeiras, para dinamizar uma palestra sobre os efeitos do bullying escolar a longo prazo.
“Bullying Escolar no Presente, Fibromialgia no Futuro – Prevenir Compreendendo” é o título da sessão dirigida aos alunos das turmas do 12º ano, e que será conduzida no próximo dia 11 de março, por Luiz Arranz Gil, presidente da academia de fibromialgia.
A iniciativa visa alertar os jovens para as consequências do bullying, destacando a relação entre experiências traumáticas na adolescência e o desenvolvimento de fibromialgia e outros problemas de saúde crónicos na vida adulta.
Organizada pela direção da escola secundária Quinta das Palmeiras e dinamizada por Mariluz Barata, professora responsável pelas disciplinas de filosofia, psicologia e saúde escolar, a ação pretende não só sensibilizar os estudantes para os perigos do bullying escolar, mas também estimular uma reflexão crítica sobre o impacto das suas ações.
A abordagem centra-se na prevenção e compreensão, promovendo uma maior consciencialização sobre as repercussões psicológicas e físicas associadas a experiências traumáticas na adolescência, com base em estudos recentes.
A direção da escola sublinha que “esta iniciativa integra um conjunto de ações educativas focadas na promoção do bem-estar estudantil, incentivando o respeito, a empatia e a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e seguro”.