É esta a conclusão retirada pelos vereadores da coligação “Juntos Fazemos Melhor” na câmara municipal depois de analisado o ranking das melhores cidades para se viver em 2022. Um trabalho realizado pela consultora “Bloom” e que analisa todas as cidades portuguesas em três factores; negócios, visitar e viver.
Em comunicado, ao analisar cada um dos factores, a coligação sublinha que “em 2014 a Covilhã ocupava a nona posição a nível nacional na área de negócios, mostrando uma clara dinâmica na atracção de novas empresas e na criação de novos empregos, tendo passado para o 14º lugar em 2022”.
No factor “Visitar”, a Covilhã “estava em 2014 na quinta posição a nível nacional e em 2022 situa-se no sétimo lugar tendo também piorado a sua classificação”. Apenas no factor “Viver”, onde “um dos importantes fatores de análise é a oferta de talento, ou seja, a universidade da Beira Interior, a Covilhã melhora a sua posição, passando do 10º lugar em 2014 para 8º lugar em 2022”.
De acordo com a coligação, “a Covilhã, que em 2014, se situava na 27ª posição a nível nacional viu, em oito anos, descer a sua posição para o 42º lugar, ou seja, perdeu 15 posições” concluindo que este relatório permite constatar que “a Covilhã ficou pior sendo este, claramente, o resultado da gestão do Partido Socialista que está à frente do município desde o final do ano de 2013”.