A Pousada de Juventude da Serra da Estrela foi, este sábado, 19 de outubro, mais uma vez, o palco, onde as maiores figuras nacionais dos Desportos de Inverno e não só, estiveram presentes nas Penhas da Saúde.
As distinções foram várias, com a atribuição de títulos de Campeões Nacionais e Vencedores das Taças de Portugal nas diferentes modalidades tuteladas pela FDI-Portugal, mais prémios a atletas e equipas do ano/época.
Actualmente com 12 modalidades de Desportos de Inverno, em representação de 8 Federações diferentes, á qual se junta agora o Biatle, que vai ter duas provas de exibição no Algarve e Serra da Estrela, em breve, anunciou Pedro Flávio, presidente da FDI-P, no seu discurso, o grande destaque da noite foi o prémio para personalidade do ano que distinguiu, a título póstumo, José Manuel Constantino, ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal, entre 2013 e 2024, que faleceu, recorde-se, no passado dia 11 de agosto de 2024.
Este prémio, foi referido na alocução, teve o objetivo de “distinguir a personalidade que contribuiu para engrandecer o desporto olímpico em Portugal e o desenvolvimento do setor no nosso país”.
Conheça outros prémios especiais e entregues durante a realização da Gala FDI-Portugal.
Equipa do Ano: Seleção Nacional de Hóquei no Gelo, enquanto o clube distinguido foi o Hóquei Clube do Porto, representante nacional na recém-criada Liga Ibérica de Hóquei no Gelo, uma iniciativa organizada pela FDI-Portugal e a sua homóloga espanhola, cuja apresentação teve lugar a 12 de setembro último, e que a RCB deu conta na devida altura.
Paulo Baptista, da modalidade de Patinagem de Velocidade, foi eleito o treinador do ano, ao passo que na mesma modalidade, a atleta do ano galardoada, foi a madeirense Jéssica Rodrigues.
Clube revelação do ano: Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres.
Troféu – Época Desportiva 2023-24 foi para o projeto P.A.I.S. (participar, aprender, integrar e socializar), que tem como finalidade, colocar crianças e jovens portadores de deficiências físicas e intelectuais em contacto com os desportos do gelo. A segunda edição já começou com 70 crianças, em seis Agrupamentos de Escolas do concelho da Covilhã e Agrupamento de Escolas do Fundão, mas está aberto também a todo o distrito de Castelo Branco e país.
O Pai do Ano foi Dirk Vankershaver, que acompanha a época da sua filha de 12 anos (Adele Vankershaver – atleta do ano) em todas as provas de Snowboard, a partir da Áustria, a viver numa autocaravana.
Na cerimónia marcaram presença, entre outros, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Pedro Dias, o Secretário-Geral do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Araújo, o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal José Manuel Lourenço, o presidente da Confederação do Desporto, Daniel Monteiro, vice-presidente do Município da Covilhã, Serra dos Reis, presidentes das Freguesias de Cortes do Meio e Tortosendo, representantes de várias colectividades da cidade e concelho da Covilhã, FADU e UBI.
Nota de destaque ainda, para a assinatura do protocolo FDI-P / “Lion of Porches”, marca de roupa, que vai vestir todos os atletas da Federação de Desportos de Inverno de Portugal.
Foram atletas do ano:
Esqui Alpino – Ricardo Brancal
Esqui de Fundo – Mariana Cabrita
Snowboard – Adele Vankerschaver
Hóquei no Gelo– Jayla do Rosário Bonaiuti
Curling– Christopher Ribau
Patinagem de Velocidade no Gelo– Jéssica Rodrigues
Patinagem Artística no Gelo – David Gouveia
Bobsleigh – Abdel Larrinaga.
Os Selecionadores Nacionais da Federação de Desportos de Inverno de Portugal: Esqui, Snowboard, Patinagem Artística no Gelo e Hóquei no Gelo, também estiveram presentes no evento.