A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira acaba de formalizar a constituição do seu Centro de Responsabilidade Integrado de Pediatria do Desenvolvimento (CRI-PD), assumindo-se como a primeira estrutura desta natureza a nível nacional.
Em comunicado, a ULS Cova da Beira adianta que esta iniciativa, pioneira, reforça o compromisso da instituição com modelos assistenciais inovadores, de proximidade e centrados na pessoa, promovendo cuidados hospitalares diferenciados, assentes em elevados padrões de qualidade, segurança e humanização.
A assinatura do ato de constituição, formalizada entre o Presidente do Conselho de Administração da ULS da Cova da Beira, João Pedro Gomes, e a Diretora do CRI-PD, Cristiana Carvalho, decorreu ontem, na presença dos restantes membros do Conselho de Administração e dos profissionais que integram a estrutura de gestão deste novo Centro.
O CRI-PD integra a área assistencial de Cuidados de Ambulatório (Consulta Externa), no âmbito do Serviço de Pediatria, e assenta numa equipa multiprofissional composta por Pediatras do Desenvolvimento e profissionais das áreas de Terapia da Fala, Psicologia Clínica, Enfermagem, Educação Especial, Serviço Social, Psicomotricidade, entre outros.
Esta equipa, que funciona em estreita articulação com outras estruturas clínicas e terapêuticas da instituição, assegura uma abordagem integrada, multidisciplinar e centrada na criança e na família, permitindo a avaliação, o diagnóstico e a intervenção precoce nas perturbações do neuro desenvolvimento.
Com a criação do primeiro Centro de Responsabilidade Integrado de Pediatria do Desenvolvimento do país, a ULS da Cova da Beira reforça o seu posicionamento como instituição de referência, apostando numa resposta estruturada, integrada e inclusiva, orientada para as necessidades reais das crianças, jovens e suas famílias.













