O núcleo da Covilhã da “Iniciativa Liberal” vem, em comunicado, manifestar o seu “repúdio” com a proposta de resgate da concessão do serviço de saneamento em alta que aprovada pela assembleia municipal. Aquela força política sublinha que analisou “os impactos financeiros, operacionais e sociais da medida” que considera “prejudicial aos contribuintes e à eficiência dos serviços públicos”.
A “Iniciativa Liberal” sublinha que o município propõe assumir o controlo do saneamento “com um custo estimado de 5,8 milhões de euros, financiado através de um empréstimo”. Um valor que é contestado pelas “Águas da Serra” e pela entidade reguladora dos serviços de águas e resíduos que “consideram esse investimento insuficiente e desrespeitoso em relação ao contrato de concessão”.
O núcleo da Covilhã sustenta que esta operação vai representar um custo duplo para os cidadãos que “vão suportar não só o custo do resgate, mas também os investimentos contínuos em manutenção e tecnologia, além de possíveis aumentos nas tarifas”, defendendo que “a gestão privada, devidamente regulada, é a melhor forma de garantir eficiência e qualidade nos serviços públicos”.
Para a “Iniciativa Liberal” a gestão pública directa “tende a ser menos ágil e inovadora, com o agravante de nomeações políticas em detrimento da competência técnica” e acrescenta que esta medida “pode desincentivar investimentos privados na região, criando um clima de incerteza para futuros parceiros”.
Citado neste comunicado, o coordenador de núcleo da Iniciativa Liberal na Covilhã, considera que “esta proposta carece de transparência e fundamentação técnica”. Miguel Garcia sublinha que “em vez de resgatar a concessão, o município deveria explorar alternativas como a renegociação contratual e uma regulação mais eficaz, que garantam a qualidade dos serviços sem onerar os contribuintes.”
A proposta de ratificação da decisão tomada pela assembleia municipal fazia parte da ordem de trabalhos da última reunião do executivo, mas o assunto foi retirado e vai agora ser abordado num encontro extraordinário que está marcado para a próxima sexta-feira.