Integrado nas comemorações do 154º aniversário da Covilhã, várias dezenas de pessoas assistiram, no passado sábado, 19 de outubro, à inauguração do Pavilhão Desportivo Municipal Inatel (assim agora designado).
Depois de muitos avanços e recuos, aquele que foi o primeiro pavilhão a ser construído na cidade há 51 anos (1973), pela então FNAT, foi reinaugurado em clima de alegria e de alguma emoção.
As obras de remodelação custaram 643 mil e 800 euros, “uma quantia apreciável, mas que é investimento e não uma despesa, na qual, a partir de agora, está ao serviço de todas as associações e de todos aqueles que queiram praticar desporto. Estamos a fazer um investimento no desporto, na saúde, no bem-estar, na alegria e na boa disposição”, disse o edil Vitor Pereira, no seu discurso.
Recorde-se que esta parceria Município da Covilhã / Fundação Inatel, esta última, cede o pavilhão durante 20 anos, à Câmara Municipal, renovados por períodos iguais, mediante o pagamento de uma renda mensal de €1600, após assinatura do protocolo, onde a Fundação Inatel comparticipou com 100 mil euros para as obras, com o restante a ser suportado pela autarquia.
O espaço desportivo polivalente, teve intervenções (a RCB divulgou tudo na passada semana), mas recuperamos a informação, na cobertura, requalificação do piso, nova caixilharia, encerraram-se os vãos na fachada poente, por causa do sol, pintou-se o imóvel, por dentro e por fora, tem nova iluminação – LED, os quadros eléctricos foram substituídos, interveio-se nos esgotos, balneários, WC’s, em toda a zona exterior, e foi colocada uma rampa, na bancada, para acesso às pessoas com mobilidade reduzida (dois lugares). Faltou apenas pintar as balizas.
No decorrer da cerimónia, também esteve presente, a delegada regional (distrito de Castelo Branco) da Fundação Inatel, Margarida Pereira.
A responsável começou, com alguma emoção à mistura, por agradecer ao Município da Covilhã e à Fundação Inatel, “a nova vida que as duas instituições proporcionam ao pavilhão. Estou bastante emocionada. Juntos somos mais fortes e a Câmara Municipal da Covilhã e a Fundação Inatel, conseguiram colocar, novamente, no centro da cidade. Parabéns Câmara Municipal da Covilhã”. Disse aos presentes.
Margarida Pereira, recordou ainda que, “este pavilhão, nasceu em 1973, foi o primeiro pavilhão na cidade da Covilhã, foi utilizado por muitas associações da Covilhã e concelho e ainda pela Escola Secundária Campos Melo, para a prática da sua actividade desportiva”, acrescentou a delegada distrital da Fundação Inatel.
O Pavilhão Desportivo Municipal Inatel, está preparado para receber jogos de Futsal, Voleibol, Basquetebol, Andebol, Patinagem Artística, para além da prática de Escalada.
A infraestrutura desportiva depois de ter sofrido uma profunda remodelação, está agora disponível para todos.
A seguir à cerimónia de inauguração, realizaram-se algumas actividades desportivas, promovidas por colectividades da cidade e concelho, para além de uma demonstração de escalada feira pelo Grupo de Montanha da GNR.
Houve ainda Futsal Masculino (mini jogo), entre GD Mata/AAUBI e Carvalhense FC e uma exibição das atletas de Patinagem Artística do CCD Académico dos Penedos Altos.
No domingo, 20 de outubro, Dia da Cidade, realizou-se no pavilhão, o 18º Torneio de Futsal Veterano, onde participaram os Núcleos da Covilhã, de Sporting CP e FC Porto, Casa do SL Benfica e GD Casalense (Filial nº 4 do Boavista FC).