O Museu da Covilhã acolhe, no próximo dia 17 de julho, às 18h00, mais uma edição de “A Freguesia Vai ao Museu”, desta vez com Orjais como aldeia convidada.
A iniciativa convida todas as freguesias do concelho ao museu, para uma tarde de atividades e conversas informais. O objetivo, avança a autarquia, é preservar a identidade, as singularidades e a memória da Covilhã.
A próxima freguesia convidada é a de Orjais, que leva à estrutura museológica dois convidados. Luísa Rodrigues, natural daquela aldeia covilhanense, é licenciada em ensino e história pela Universidade de Évora, tendo feito do ensino a sua paixão e atividade profissional.
Na próxima quarta-feira, 17 de julho, a professora de história fala sobre as “Sombras de um passado presente” da sua freguesia natal.
Também natural de Orjais, Fernando Valério da Silva é outro dos convidados da sessão para falar da “Capital do Pêssego”.
Agricultor de profissão, produz cerca de 150 toneladas de pêssego de Orjais, mas também é conhecido pelo desenvolvimento social e cultural daquela aldeia, tendo exercido o cargo de presidente da assembleia de freguesia, mas também da Associação Desportiva e Cultural e do Centro de Dia de Orjais.