O município da Covilhã convida a população a participar, este sábado, 21 de outubro, numa ação de reflorestação que visa plantar duas mil azinheiras na área da serra da Atalaia, no Teixoso, afetada pelo incêndio de 2022.
De acordo com a autarquia, a ação vai decorrer numa zona ardida, decorrente do grande incêndio que deflagrou a 6 de agosto na Vila do Carvalho e alastrou para outras áreas do concelho da Covilhã e da Guarda.
Ao todo vão ser plantadas duas mil azinheiras, numa iniciativa “aberta à participação de todos os cidadãos que queiram juntar-se”. O objetivo, refere o município, “é que todos possam contribuir para ajudar a recuperar e a requalificar ambiental e paisagisticamente uma área “fortemente afetada pelo fogo”.
O início da reflorestação está agendado para as 9h15, com concentração inicial no recinto da Capela de Nossa Senhora do Carmo, meia hora antes. No final da ação, está previsto um almoço partilhado para promover o convívio entre os intervenientes.
Para além da Câmara Municipal da Covilhã, a iniciativa conta ainda com a parceria da Fraternidade Nuno Álvares, o ICNF, o SEPNA – Guarda Nacional Republicana, a Proteção Civil Municipal e os Bombeiros Voluntários da Covilhã.