A câmara municipal da Covilhã vai promover, na próxima quinta-feira, uma homenagem às queijeiras do concelho com a oferta da capa queijeira e do livro “queijeiras – as guardiãs da montanha”. A cerimónia vai decorrer a partir das 16:00 no museu da cidade.
De acordo com a autarquia, a realização desta homenagem surge na sequência do projecto “Queijeiras” , promovido pela associação de desenvolvimento integrado da rede de aldeias de montanha, em parceria com os municípios da região da Serra da Estrela, entre os quais se inclui o município da Covilhã e que pretende “homenagear as mulheres queijeiras através da criação de uma capa exclusiva em burel, desenhada por Sandra Pinho para a Burel Factory, e também de um livro que documenta as histórias de vida e de trabalho destas mulheres, preservando a memória associada a esta profissão” refere a autarquia em comunicado.
Os lucros obtidos através das vendas das capas e do livro vão reverter para um fundo que vai oferecer às queijeiras um curso de empoderamento pessoal e profissional “munindo-as de ferramentas que lhes permitam direccionar a sua atividade profissional para um caminho que lhes traga satisfação e realização pessoal”.