A comissão política concelhia do Partido Social Democrata (PSD) da Covilhã afirma que a decisão anunciada do encerramento da Fundação de Nossa da Conceição (Colégio das Freiras”, na Covilhã, lança um alerta para a responsabilidade, em particular, da Câmara Municipal da Covilhã(CMC) “deve assumir um papel ativo na preservação desta instituição centenária.
Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, a concelhia do PSD da Covilhã refere que o “Colégio das Freiras” é um dos mais antigos e respeitados estabelecimentos de ensino da cidade da Covilhã. “Com uma história centenária, tornou-se uma instituição emblemática, reconhecida pela sua qualidade e pela dedicação à formação de sucessivas gerações de covilhanenses”, frisa.
Os social democratas sustentam ainda que ao longo de décadas, o “Colégio das Freiras” adaptou-se às mudanças sociais e educativas, sem jamais perder a essência que o torna único.
A decisão, esta sexta-feira, anunciada aos pais “lança um alerta para a responsabilidade compartilhada entre a Igreja, a Segurança Social e em particular a Câmara Municipal da Covilhã deve assumir um papel ativo na preservação desta instituição centenária”, aponta o PSD covilhanense.
Sendo a Câmara Municipal da Covilhã conhecedora do problema, “o silêncio ensurdecedor desta edilidade só pode ser justificado caso esteja num processo negocial para a resolução do problema das crianças, pais e funcionários desta instituição”, lê-se no documento.
A Comissão Política do PSD Covilhã manifesta a disponibilidade em colaborar na resolução deste problema, reafirmando a importância de um esforço conjunto para garantir a continuidade do colégio.