Os pavilhões da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, foram palco da realização, sábado e domingo, de forma concentrada, das Finais das quatro Taças Nacionais em Futsal, nos escalões de Sub 15, Sub 17 e Sub 19 Masculinos e Seniores Femininos.
Com as finais e os jogos do 3º e 4º lugar marcados para domingo, 23 de junho, o destaque vai para o Sporting de Braga, clube que venceu dois dos quatro títulos em disputa.
Em seniores femininos, as bracarenses derrotaram o Torreense, por 4-2.
Para o 3º e 4º lugar, o Sporting CP “B”, ganhou à AD Jorge Antunes, por 2-1.
No escalão de Sub 17M, a equipa minhota, venceu o PAC Peniche por 4-2.
Para o 3º e 4º lugar, o CF Sassoeiros venceu por 6-4, o Futsal Oeiras.
Relativamente à primeira final do dia de ontem, categoria Sub 15M, o conjunto do Jardim da Amoreira, derrotou o FC Barreirense, por 3-1.
Para 3º e 4º, o GRC Dínamo Sanjoanense venceu o CDR Pedra Mourinha, por 3-1.
Quanto aos Sub 19M, o CF “Os Belenenses” venceram na final, o CA Santa Marta do Pinhal, por 3-2.
3º e 4º: Juventude Desportiva de Gaia – 3 – Viseu 2001 – 1.
Os arbitros Antonio Nabinho e Nelson Pereira, dos quadros da AF Castelo Branco , também estiveram presrntes na prova.
A competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, teve presente no local, o director, José Ferreira, que em declarações à RCB referiu que ” nós temos uma política ao nível da federação que é fazer o máximo de descentralização deste tipo de eventos desportivos, de acordo, com as condições logísticas que encontramos e cada associação tem. Castelo Branco já fez por duas vezes, esta é a terceira vez, com êxito de novo, até porque, a capacidade organizativa da AFCB é uma referência a nível nacional e onde nos sentimos bem, com o objectivo de semear este alfobre do desporto, pelo país todo, neste caso, no futsal, nos jovens. O balanço é extremamente positivo, quer a nível competitivo, quer a nível social. Foi uma boa jornada desportiva, este fim de semana, sem esquecer, que também esta semana, duas Seleções Nacionais de Futsal, Sub 19M e Sub 17F, estão nesta região, a estagiar, o que é óptimo, naturalmente”, disse o responsável.
Recorde-se que também passou pela Covilhã este domingo de manhã, o ex-internacional português e actual director da FPF, Hélder Postiga.
Para o presidente da AF Castelo Branco, ” é um orgulho muito grande ouvir estas palavras do director da FPF. Compete-nos a nós fazer a nossa parte e compete-nos a nós, tentar trazer para o nosso distrito, eventos de alta qualidade, que nos permitam divulgar mais e promover o futsal e o futebol distrital. Não foi fácil organizar estas fases finais, requer muita dedicação, muito empenho e muita capacidade de trabalho, mas temos conseguido isso, pois temos uma equipa muito boa e uma organização muito forte e acabamos por ser recompensados, com este reconhecimento por parte da FP Futebol, ao entregar-nos este tipo de eventos, na qual, já demonstrámos que temos capacidade para realizarmos. Só faltou mesmo termos aqui equipas do nosso distrito a participar. O balanço é extremamente positivo de facto. Parabéns a quem venceu as diferentes provas”. Afirmou Manuel Candeias.
O evento teve apoio do Município da Covilhã.
José Miguel Oliveira reconhece que estas fases finais foram uma mais valia para a cidade e região.
” Obviamente que para a Câmara Municipal, tem sido uma aposta constante, colocarmos a Covilhã, na senda e no calendário de eventos desportivos, locais, regionais e nacionais, temo-lo feito em várias modalidades e a ideia é continuarmos a apostar e a colocar a Covilhã na rota dos grandes eventos, obviamente melhorando as nossas infraestruturas desportivas, mas a ideia é esta, ou seja, estes eventos acabam por trazer dinâmica, quer para os clubes, quer para os covilhanenses, mostram que efectivamente, o nível com que se praticam estas modalidades é de alta qualidade e portanto, para a Câmara, é um aposta ganha “. Refere o vereador do desporto e associativismo da CMC à RCB.
Universidade da Beira Interior e União de Freguesias de Covilhã e Canhoso, também apoiaram a realização das Fases Finais das Taças Nacionais em Futsal.
Várias centenas de pessoas, oriundas de vários pontos do país, passaram este fim de semana, pelos dois pavilhões gimnodesportivos da UBI, na Covilhã.