A Câmara Municipal da Covilhã, em conjunto com a AECBP– Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, liderou na última semana uma missão empresarial à região da Greater Bay Area, na China, com o objetivo de promover a internacionalização do concelho e atrair investimento.
A deslocação, organizada Centro Internacional de Inovações e Negócios, contou com a participação de empresários covilhanenses e, de acordo com o município, “permitiu ainda estabelecer conjunto de contactos, convites e manifestações de interesse, de parte a parte, para a promoção de negócios e para uma possível visita oficial já em julho de 2025”.
Entre os momentos mais significativos da missão destaca-se a assinatura de um Memorando de Intercâmbio Amigável e Cooperação com o distrito de Longhua (Shenzhen), e um protocolo entre a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e a Associação Comercial Internacional para os Mercados Lusófonos de Macau, com vista à “partilha de conhecimento, tecnologia e oportunidades empresariais”.
A Covilhã terá ainda uma representação própria no Centro Internacional de Cooperação de Longhua (LICC), espaço cedido para uso exclusivo dos empresários do concelho, que poderá servir de base para “desenvolver contactos, reuniões e prospeção de oportunidades no coração de uma das regiões mais inovadoras do mundo”.
De acordo com Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, esta foi uma missão “de extrema importância”, permitindo “firmar um acordo e estabelecer prioridades para os próximos tempos”. O autarca reforça ainda a expectativa quanto aos resultados futuros, destacando o “intercâmbio comercial e empresarial, bem como académico e científico”.
Para João Marques, presidente da AECBP, trata-se de “um marco no caminho da internacionalização e da inovação para as empresas da Covilhã”.
Durante a missão, a comitiva reuniu-se também com os cônsules-gerais de Portugal em Macau, Hong Kong e Cantão, bem como com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Foram ainda visitadas empresas de referência mundial em diferentes setores.