A Transdev, entidade que assume os transportes urbanos na Covilhã, registou entre o primeiro semestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, um aumento de passageiros em 38%.
“Nós entre o primeiro semestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, transportámos mais 38% de passageiros, entre um ano e o outro. Na linha da universidade – uma linha muito importante e uma inovação criada pelo município – há 58% mais de utilizadores e a inovação de levarmos pessoas até à Torre – que era uma realidade inexistente – leva-nos cerca de 1200 pessoas por mês a utilizar essa linha”, o balanço feito pelo CEO da concessionária numa conferência no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que terminou este domingo.
Sérgio Soares destacou ainda as mais de 4 mil descargas da app Covilhã Mobilidade nas “últimas semanas”, elogiando o facto de “com uma antecipação de cerca de seis meses” a Covilhã ter sido “a primeira cidade do país a ter os seus meios de transporte totalmente disponíveis nas redes Google”.
O responsável pela concessionária de transportes urbanos diz mesmo que a Covilhã é “um exemplo” que a Transdev utiliza internamente “para exemplificar aquilo que deve ser a mobilidade numa cidade, em particular numa cidade de média dimensão”.
Trata-se de um sistema “em que se junta numa só gestão o conjunto de elementos que compõe a mobilidade, sendo que eles estão profundamente ligados. E essa coragem de levar para a frente um sistema com esta complexidade, deve-se ao município que se deve orgulhar”, apontou Sérgio Soares.
Refira-se que a rede urbana de transportes públicos de passageiros covilhanense conta com 16 linhas municipais, 25 autocarros, elevadores e funiculares elétricos, parques de estacionamento e 450 lugares à superfície.
Sérgio Soares falava na conferência “Mobilidade no Espaço Público Partilhado”, no Salão Nobre da Câmara Municipal, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que terminou este domingo, 22 de setembro, com o Dia Europeu sem Carros.
Uma iniciativa à qual a cidade se juntou, com a atividade “Jardim em Duas Rodas”, disponibilizando bicicletas e trotinetes elétricas no Jardim das Artes.