A câmara municipal da Covilhã foi distinguida com o prémio “Escola Mobility Hub”, na categoria “Projecto para o Futuro”. A iniciativa foi promovida pela autoridade da mobilidade e transportes. Os vencedores foram conhecidos numa cerimónia que decorreu na última semana em Lisboa.
O município da Covilhã foi distinguido com um primeiro prémio, ex-aequo com outras entidades, e vai receber um valor monetário de 1.140 euros, que vão ser aplicados na execução do projecto “um futuro mais verde – Covilhã mobilidade sustentável”, cujo plano de açcão tem como objectivo “o reforço de um conjunto de iniciativas e ideias de natureza educacional, colaborativa, lúdica e comunicacional para desenvolver no meio escolar do concelho” refere o município em comunicado.
A distinção foi entregue ao chefe de gabinete do presidente da câmara da Covilhã, Hélio Fazendeiro que destacou “a importância deste reconhecimento”, tendo salientado o facto de “a Covilhã estar a trilhar um percurso muito relevante na área da mobilidade sustentável”.
Entre os objectivos definidos no projecto premiado estão “consciencializar e encorajar os alunos do concelho para a adopção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, através da literacia/educação para a mobilidade sustentável em todas as suas vertentes, seja a pé, de bicicleta ou de trotinete”.
A iniciativa pretende ainda sensibilizar os estudantes para os comportamentos adequados a ter como peões ou utilizadores de veículos verdes, como bicicletas e trotinetes, através de acções que “explorem os princípios da mobilidade colectiva e suave, da sustentabilidade ambiental e da inclusão e cidadania”.