A Covilhã, este domingo, 18 de maio, voltou a ser palco do Distinguished Gentleman’s Ride (DGR), um evento de motociclismo de cariz internacional que une estilo, paixão por motos clássicas e solidariedade. O objetivo é angariar fundos e sensibilizar para a saúde masculina, em especial na luta contra o cancro da próstata e na promoção da saúde mental.
Na cidade neve, o passeio foi organizado pelo Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve, que há cerca de sete anos se associa a esta causa, sendo pioneiro na região. De acordo com Rui Santos, presidente do motoclube, a prova “tem tido mais participantes, ano após ano”, além do valor angariado para a causa mundial do tratamento do cancro da próstata e de doenças mentais no homem, que este ano “bateu o recorde”.
O percurso desta manhã de domingo foi de cerca de 30 quilómetros, a ritmo lento, com os participantes vestidos de forma elegante e a bordo de motos clássicas. Mas os eventos solidários não ficam por aqui. No próximo domingo, 25 de maio, os Lobos da Neve voltam à estrada para um novo passeio, integrado nos 150 anos da corporação dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.
“Nós estamos com a campanha de angariação de fundos para a compra de uma mota que vai ajudar bastante a corporação e também as associações do concelho, para acompanhar várias iniciativas. O valor deste passeio é totalmente para esta ação dos bombeiros”, explica Rui Santos.
O percurso inclui paragens solidárias em Manteigas, Belmonte, Fundão e Paúl, com um almoço naquela corporação, terminando na Covilhã. Neste passeio podem participar todos os tipos de motas — o espírito é de convívio, apoio e solidariedade.
c/ Pedro Ribeiro (RCB)