No âmbito do projeto coordenado pela ADRACES, o Fórum Cultural de Idanha-a-Nova recebe, no próximo dia 29 de março, as Jornadas “Cuidadores da Memória”. Um evento para discutir a valorização e promoção da cultura popular com vários painéis e momentos musicais.
A partilha de experiências sobre o projeto “Cuidadores da Memória” e outras dinâmicas em rede; as paisagens sonoras em perspetiva e imaterialidades patrimoniais são os temas que vão estar em cima da mesa nas jornadas afetas ao projeto da ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul.
O certame conta ainda com momentos musicais proporcionados por Idalina Gameiro, de Penha Garcia; Amélia Mendonça, de Monsanto e pelo Grupo de Adufeiras da Universidade Sénior de Idanha-a-Nova.
“Cuidadores da Memória” é um projeto que pretende valorizar e promover a Cultura Popular como fator de sustentabilidade do território e envolvimento das comunidades, desempenhado um papel relevante na promoção do Turismo Cultural e na contribuição para a afirmação do território num dos maiores segmentos do mercado.
Para isso vai ser criada uma Rede Territorial de Cuidadores da Memória com vista à recolha, salvaguarda, interpretação e recriação do legado histórico e identitário do território enquanto instrumento de diferenciação e competitividade, contribuindo para a sua reafirmação como destino turístico e de excelência.
Esta rede vai ser desenvolvida em duas vertentes que vão resultar num estudo etnográfico: alfabetos funcionais, onde há a recolha, a salvaguarda, a recriação e partilha dos saberes através de testemunhos; e a raia e o seu património sineiro, onde se resgatam as memórias individuais e coletivas relativas ao património sineiro enquanto identidade das terras e do país.