A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) aprovou 82 projetos artísticos no âmbito do programa “Cultura ao Centro”, oito são do distrito de Castelo Branco
O programa “Cultura ao Centroi” tem como principal objetivo apoiar iniciativas desenvolvidas por associações culturais de caráter não profissional, com sede na região Centro..Foram analisadas 152 candidaturas, num valor total de apoio solicitado próximo dos 427 mil euros.
A Comissão de Coordenação Regional do Centro destaca o elevado número de candidaturas submetidas à área de programação e difusão com 72 projetos, seguida pela medida de criação artística e produção com 44, edição com 18 e formação e capacitação, com 18.
Com o montante financeiro de 110,7 mil euros, este programa de apoio à ação cultural da região vai apoiar 27 projetos na área de criação artística e produção, 35 projetos de programação e difusão, 10 projetos de edição e 10 projetos de formação e capacitação.
Do número total de candidaturas, 22 não reuniam os pressupostos de admissibilidade e 25 não alcançaram a pontuação mínima estabelecida nas normas do concurso.
O universo das candidaturas submetidas abrange 45 municípios das seis comunidades intermunicipais da área territorial de atuação da CCDR Centro, em diversas áreas artísticas, salientando-se a inclusão nos projetos de práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, fator de majoração na avaliação das candidaturas.
No distrito de Castelo Branco são oito as candidaturas aprovadas. Conheça as entidades e os projetos.
COVILHÃ
Banda da Covilhã – Concerto 100% Português- Banda da Covilhã e convidados.
Associação Cultural Desertuna- Concerto Sinfónico – Desertuna.
Casa do Povo de Casegas – Festival Sons da Fraga Dura.
Filarmónica Recreativa Eradense – CD do Centenário da FR Eradense
BELMONTE
AiNMC- Associação iN Monte Cultural – Montefest´24 – Festival de Outono.
IDANHA-A-NOVA
Associação de Juventude de Idanha-a-Nova – Festival de Teatro Ajidanha- 2024.
Associação de Defesa do Património Cultural de São Miguel de Acha (ADEPAC) – O Cancioneiro de São Miguel de Acha – O que nós cantamos.
SERTÃ
Filarmónica União Sertaginense – Gravação de CD.