Decorreram na capital portuguesa de 02 a 04 de outubro, os VI Jogos de Portugal do Special Olympics. O evento contou com a presença de 250 atletas de 25 instituições de todo o país. Destaque para a participação da APPACDM CB, que alcançou vários pódios nas modalidades de Ténis de Mesa, Ginástica Rítmica e Natação.
A instituição albicastrense competiu com oito atletas:
Jorge Mendes, João Carlos Teixeira, Carla Marujo, Maria Fernandes, Beatriz Rodrigues, Isabel Lourenço, Raquel Mendes e Rafaela Louro.
Pedro Pires foi o técnico de desporto que acompanhou a comitiva.
No que diz respeito às classificações, no Ténis de Mesa, Jorge Mendes venceu o Nível 1 (medalha de ouro) e João Carlos Teixeira foi medalha de prata. No escalão feminino, Maria Fernandes (Nível 3) e Carla Marujo (Nível 4), ficaram em segundo lugar, enquanto, Beatriz Fernandes, ficou em 4º lugar.
Ginástica Rítmica – Nível 1:
Aparelho de Maças:
1ª Maria Fernandes
2ª Carla Marujo.
3ª Isabel Lourenço.
4ª Beatriz Rodrigues.
Colectivamente, a APPACDM CB ficou em segundo lugar, na prova com aparelho de bola (coreografia de grupo).
Natação:
Rafaela Louro venceu as provas de 100m, 50m Livres e 25m Mariposa (Nível 1). Raquel Mendes foi 2ª classificada nos 100m Livres (Nível 1), e ficou em primeiro lugar, nos 50m Livres (Nível 1) e 2º lugar nos 50m Bruços (Nível 1).
Isabel Lourenço, conquistou o 2º lugar, na prova de 25m Livres (Nível 1).
Quanto à Estafeta, os atletas da APPACDM CB competiram com a atleta Sofia Ferreira (Fundação COI-Pinhal Novo) e venceram a medalha de bronze (3º lugar), no Nível 2.
Realizaram-se ainda provas nas modalidades de Basquetebol, Andebol (demonstração), Atletismo, Dança Desportiva (demonstração), Equitação, Futebol e Golfe.
Os VI Jogos de Portugal, foram organizados pelo Special Olympics Portugal, com o apoio do INR, IPDJ, Município de Lisboa, entre outras instituições.
Duarte Lopes, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Desporto, também esteve presente, para além de outras individualidades.
No final da cerimónia, foi ainda acesa a pira, que contou com a colaboração das forças de segurança.
Recorde-se que António Marques, presidente da APPACDM Covilhã, é o actual líder do Special Olympics Portugal.