Os municípios do Fundão, Guarda, Gouveia e Seia vão ser apoiados pela direcção geral das artes no âmbito do programa de apoio à rede de teatros e cineteatros portugueses. A informação é avançada pela direcção geral das artes na sua página oficial. O município da Covilhã, que também integra esta rede, não viu a sua candidatura ser aprovada.
O município do Fundão, através do edifício da “Moagem” vai ser apoiado com 150 mil euros na área da música e o teatro cine de Gouveia recebe um apoio de 100 mil euros para a área do teatro. Na edição do ano passado também já tinham sido apoiados os municípios de Seia e também da Guarda, através do teatro municipal, com o montante máximo de 400 mil euros.
Já em relação ao teatro municipal da Covilhã a candidatura, no valor de 50 mil euros, para a área do teatro não foi apoiada “por não cumprir o critério de 60 por cento da pontuação total nas áreas da programação, equipa, critérios e viabilidade”.
Nesta segunda edição do concurso de apoio à programação dos teatros e cineteatros são apoiados em todo o país 18 projectos com um financiamento de oito milhões de euros para os próximos quatro anos. De acordo com a direcção geral das artes “trata-se de um contributo decisivo para assegurar uma gestão regular e contínua da oferta cultural dos equipamentos promotores destes projectos”. As actividades propostas “inscrevem-se no domínio da programação, através da concretização de projectos de artes performativas e complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais, incluindo também programas de residências artísticas e acções estratégicas de mediação ou formação”.