A AHRESP promove esta sexta-feira a segunda edição do dia da gastronomia – património cultural na vila da Sertã. A iniciativa é organizada em parceria com a câmara municipal. O evento assinala a data em que a gastronomia foi elevada a bem imaterial do património cultural de Portugal.
De acordo com a associação nacional para o sector da restauração e hotelaria, esta iniciativa é totalmente dedicada “ao que de melhor se produz e confeciona em Portugal, através de uma autêntica viagem pela história e cultura nacional” com o objectivo de “promover a gastronomia e os vinhos nacionais como valores estratégicos para o turismo”.
Mesas redondas, degustação de produtos e uma abordagem mais detalhada sobre o papel do cabrito na gastronomia portuguesa são alguns dos principais pontos em destaque na comemoração deste dia. O evento encerra com a confeção e degustação de cabrito no forno comunitário da Sertã, a partir das 16h30.
A par do programa inteiramente dedicado ao valor gastronómico do cabrito, a AHRESP lançou um desafio nacional à restauração, propondo aos empresários que neste dia destaquem nas ementas dos seus restaurantes um prato de cabrito, que pode resultar de uma receita ancestral ou inovadora.