A Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao final de o mês de julho do corrente ano, recebeu 223 denuncias de animais de companhia abandonados, revela aquela força de segurança.
“Sabia que é nos meses de Verão que se registam um maior número de denúncias de abandono de animais?”. A pergunta é feita pela GNR neste sábado em que se assinala do Dia Internacional do Animal Abandonado.
A Guarda anuncia que o número de denúncias de animais abandonados aumenta nos meses de verão. São já 223 denúncias recebidas no primeiro semestre de 2023. e recorda que “a adoção de um animal de companhia acarreta sempre responsabilidades”, motivo pelo qual apela a que os proprietários tenham “um comportamento responsável”, principalmente nos períodos de férias.
“Alertamos ainda que existem alternativas válidas para que os animais sejam devidamente acolhidos, na impossibilidade de serem transportados para os locais de veraneio”, sublinha.
A GNR tem um serviço de atendimento telefónico “SOS Ambiente e Território”, onde todos os cidadãos têm a possibilidade de exercer o direito de expor/denunciar situações que possam violar a legislação ambiental e animal, através do número azul, disponível 24 hora/dia: Linha SOS Ambiente e Território | 808 200 520.
Este fim-de-semana, no Serra Shopping da Covilhã, a associação Instinto, sediada na Covilhã, marca presença para sensibilizar os cidadãos para a adopção responsável de animais. Fotografias de vários cães e gatos estão expostas “à espera de serem adopatdos”.