O recinto do Anjo da Guarda, na freguesia de Fatela, foi este ano o local escolhido para celebrar o dia dos avós no Fundão. Vieram de 12 instituições do concelho para uma manhã lúdica e de convívio que culminou com um bolo alusivo à data.
O presidente da Câmara do Fundão encerrou o convívio que considera “importante”, num concelho que aposta no diálogo entre gerações, “temos sido reconhecidos por isso, ainda há pouco tempo pela própria Unesco, enquanto capital de aprendizagem uma das questões que foi bastante valorizada foi as atividades que fazemos para todas as idades.”
Além disso, acrescenta o autarca, esta data é um “ponto de comunhão e convívio” entre as instituições do concelho que têm um conjunto de valências “tão importantes na promoção do bem-estar e da felicidade dos avós do nosso concelho.”
Segundo Paulo Fernandes, neste momento, no concelho do Fundão estão a ser investidos cerca de 20 milhões de euros em equipamentos ligados à área social e à saúde.
“Uma nova tipologia de investimentos como os Cuidados Continuados, as Habitações Colaborativas, mais ERPIS (Estruturas Residenciais para Idosos) ou seja, estamos outra vez numa fase importante e muito forte do ponto de vista de equipamentos”.
O autarca deixa ainda um último desejo que vai na senda da promoção da felicidade nesta faixa etária da população do concelho. “O meu desejo é que os netos visitem os avós.”
Fica a sugestão para oferecer aos avós o melhor presente de todos: estar presente.