O município do Fundão assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com uma visita comentada à freguesia do Alcaide, no dia 18 de abril de 2024, quinta-feira, às 9h30. A iniciativa é dinamizada pelo Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro (Fundão).
Sob o tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza”, a atividade desenvolvida pelo Museu Arqueológico José Alves Monteiro (Fundão), no próximo dia 18 de abril de 2024, com uma visita à aldeia do Alcaide, pretende sensibilizar os diversos públicos “para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural, pretende, igualmente, estabelecer um vínculo entre Museu, Escola, Comunidade e Território”.
De acordo com os promotores, o evento convida a refletir o Património Cultural partilhado que emana a convenção internacional, no ano em que se celebram 60 anos, e que papel ainda desempenha na atualidade.
A atividade incidirá numa das maiores catástrofes nacionais, o terramoto de 1755, e como o património do Alcaide foi afetado, recorrendo a explicações técnicas de geólogos sobre os fenómenos sísmicos, apresentação por técnicos do Museu de recursos documentais, como as Memórias Paroquiais de 1758, e visualização no local dos danos ainda presentes na Torre da Igreja Matriz de S. Pedro.
A iniciativa conta com a colaboração do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.