A cidade de Castelo Branco vai ser palco das celebrações do Dia Mundial da Abelha no próximo dia 20 de maio. Ao longo do dia estão programadas diversas iniciativas para a comunidade, que vão ser presididas pelo secretário de estado da agricultura, João Moura.
As celebrações da efeméride arrancam às 10h00 na Quinta do Chinco, com ações de educação ambiental e degustação de mel, dinamizadas ao longo de todo o dia para a comunidade escolar de Castelo Branco. O objetivo é sensibilizar os mais novos para a importância ambiental e económica das populações de abelhas e polinizadores.
Do programa consta ainda a cerimónia de abertura do Primeiro Favo de Mel de 2024, que decorre às 11h30 na associação Meltagus, depois de uma visita às suas instalações. O programa encerra com um almoço convívio.
A presidir às iniciativas vai estar o secretário de estado da agricultura, João Moura, acompanhado pelo presidente da câmara municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.
As atividades são coorganizadas pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), Centro de Competências para a Apicultura e a Biodiversidade (CCAB), Meltagus – Associação dos Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional e Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, com o apoio do município albicastrense.
Para a Federação Nacional de Apicultores, o Dia Mundial da Abelha, instituído pela ONU em 2017, é uma “oportunidade de chamar a atenção para a necessidade de dar às abelhas, aos polinizadores e seus habitats, condições que promovam e garantam a sua abundância e diversidade”.
Manuel Gonçalves, presidente da federação, explica em comunicado que a apicultura e a atividade polinizadora das abelhas “são fundamentais para a produção de alimentos, logo, essenciais para a humanidade”, sendo à escala local “uma atividade económica capaz de gerar rendimentos nos territórios de baixa densidade. Daí a sua importância”.
Veja o programa completo: