O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março. No concelho do Fundão, a Pinus Verde realiza ação, em Alcaria, que dinamiza cerca de 150 crianças.
Sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos é o objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, que, esta terça-feira, se assinala.
“As florestas, em conjunto com as algas marinhas são apelidadas dos “pulmões do mundo”, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos”, referem os especialistas.
Nesta manhã de terça-feira, no parque fluvial de Alcaria, a Pinus Verde – associação e desenvolvimento, no âmbito do projeto “FormaRedes” – Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G do Fundão, com o apoio do município do Fundão, assinala o Dia Mundial da Árvore com uma atividade que deve juntar cerca de 150 crianças de jardins de infância e de escolas do primeiro ciclo, oriundos de várias freguesias do concelho.
A iniciativa “pretende sensibilizar e educar os mais jovens para o respeito e preservação do meio ambiente, os cuidados a ter com as árvores e a floresta”, salientando ainda a importância que as plantas têm para o equilíbrio natural.
De acordo com a associação, são realizados diversos desafios e jogos pedagógicos para os mais novos.
A ação conta ainda com a presença dos sapadores da Pinus Verde que vão permitir “uma experiência mais prática e certamente inesquecível” com as viaturas e os esquipamentos de serviço demonstrando o habitual trabalho efetuado na preservação da floresta.