Celebra-se esta segunda-feira, 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Oral e a Unidade de Saúde Pública do ACES Cova da Beira deixa alguns conselhos à população, de onde se destaca a higiene e o acesso a cuidados de saúde oral como elementos fundamentais na prevenção das doenças orais e na manutenção de uma boa saúde geral.
O Dia Mundial da Saúde Oral, instituído pela World Dental Federation, serve para sensibilizar a população para a importância da saúde oral e o seu impacto na saúde e bem-estar geral. O dia é uma oportunidade para indivíduos, organizações e governos se reunirem e promoverem a literacia em saúde oral, assim como a prevenção e o tratamento de doenças associadas à nossa boca.
Nesse sentido, a Unidade de Saúde Pública do ACES Cova da Beira, através de uma infografia, deixa várias recomendações à comunidade, nomeadamente, visitar o médico dentista, pelo menos, uma vez por ano; lavar os dentes, no mínimo, duas vez ao dia durante dois minutos; trocar a escova de dentes a cada três meses; usar fio dentário e pasta dentífrica com fluor e nunca esquecer de passar a escova também na língua, limpando-a de trás para a frente.
Refira-se que, de acordo com o Barómetro de Saúde Oral de 2018, 49,5% da população portuguesa sofre de mau hálito. Mais de 30 % dos portugueses nunca visitou um dentista ou fê-lo apenas em caso de urgência, cerca de 70 % tem falta de dentes naturais e quase 10 % não tem qualquer dente natural.