A terceira edição do DIAFRAGMA – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais da Covilhã chegou ao mercado municipal, com uma exposição de 12 painéis fotográficos que alerta para as alterações climáticas. “Drowning World” é um trabalho do artista sul-africano Gideon Mendel.
O trabalho estava inicialmente pensado para ser exibido em espaço público, na Praça do Município. Mas as condições climatéricas levaram à mudança de local, tendo sido escolhido o mercado municipal para a exibição da mostra.
“Uma opção que fica na mesma rua e que permite ir ao encontro da escolha do artista por espaços pouco comuns para receberem exposições”, explica a autarquia em comunicado, acrescentando que aquele local também regista “uma grande afluência popular”, permitindo levar a mostra “a um vasto público”.
O trabalho de Gideon Mendel, agora apresentado neste espaço invulgar, tem sido largamente publicado em revistas e jornais como o National Geographic, Geo ou Guardian Weekend e as suas imagens têm sido usadas em protestos climáticos.
Recorde-se que o DIAFRAGMA decorre até dia 9 de março e conta com exposições no Teatro Municipal, na Galeria António Lopes, na Casa da Cultura José Marmelo e Silva, no Paul, e, agora, no Mercado Municipal.