De 26 a 31 de Julho a diocese da Guarda vai acolher 700 jovens de diferentes nacionalidades que vão participal nas próximas jornadas mundiais da juventude que vão decorrer em Portugal.
De acordo com o comité organizador diocesano da Guarda os jovens “vão ser maioritariamente recebidos por famílias de acolhimento, que vão proporcionar as condições logísticas, de alimentação e higiene necessárias ao bem-estar destes peregrinos”, sendo distribuídos pelos arciprestados de Guarda-Manteigas, Covilhã-Belmonte, Celorico da Beira-Trancoso, Fundão-Penamacor, Sabugal-Almeida e Seia-Gouveia.
Para assinalar a chegada dos jovens peregrinos, o comité organizador diocesano vai realizar, no dia 26 de Julho, uma festa de acolhimento no parque da cidade da Guarda que termina com a realização de uma eucaristia presidida por D. Manuel Felício. Os “Dias na Diocese” vão terminar com a realização da “Festa das Nações” que vai decorrer no dia 30 de Julho no alto da Torre, na Serra da Estrela. Uma iniciativa que vai contar com apresentações típicas dos países dos diferentes grupos de peregrinos e um concerto da Banda Jota.
No maior encontro internacional de jovens com o Papa, que vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de Agosto, a diocese da Guarda vai estar representada por com 367 pessoas, entre jovens, acompanhantes, dinamizadores juvenis, sacerdotes e o bispo diocesano. Alguns dos participantes vão também ser animadores dos encontros “Rise Up”, que convidam os jovens a debater assuntos importantes abordados pelo Papa Francisco, como a ecologia integral, a amizade social e a misericórdia. Há também elementos que vão integrar o grupo dos voluntários gerais para a JMJ e o coro musical que vai animar os principais momentos celebrativos da jornada.