O selecionar nacional de ciclismo de pista, modalidade onde Portugal conquistou ouro e prata nos Jogos Olímpicos de Paris, é diplomado pela Universidade da Beira Interior (UBI). Gabriel Marques é licenciado em ciências do desporto, e frequentou o curso entre 1997 e 2001. Agora, está por trás de duas das medalhas olímpicas alcançadas este ano.
Gabriel Marques frequentou a UBI ao longo de quatro anos e chegou ainda a exercer a docência durante algum período de tempo. Em 2010 chega à Federação Portuguesa de Ciclismo, onde teve a responsabilidade de implementar o projeto nacional de ciclismo de pista.
Desde então, Portugal alcançou mais de 60 medalhas em competições internacionais. O culminar do trabalho desenvolvido, com a coordenação do antigo aluno da UBI chegou com a dupla subida ao pódio olímpico.
Depois da medalha de prata de Iúri Leitão no omnium, veio a medalha de ouro na prova de pista de Madison Masculina, com a dupla Iúri Leitão e Rui Oliveira.
Em comunicado, a UBI felicita o selecionador e ex-aluno e toda a equipa nacional de ciclismo de pista, deixando ainda um “elogio ao esforço de todos os atletas presentes”.