O consórcio By4Dev, onde se insere a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster), acaba de lançar um curso piloto, e gratuito, que pretende criar especialistas na valorização de resíduos do setor agroindustrial.
Dirigido a alunos do ensino profissional e superior e a trabalhadores da indústria que queiram aprofundar os seus conhecimentos na área, o curso é totalmente online, com duração de 55 horas, e pode ser efetuado ao ritmo de cada um.
A nova formação vai abordar as novas tendências de mercado e oportunidades para o aproveitamento e valorização dos resíduos e sub-produtos provenientes da agroindustria, da produção agrícola e pecuária.
As principais tecnologias e processos disponíveis para tratar e valorizar cada tipo de resíduo e as formas para criar estratégias de negócio nessa área, são outros conteúdos do programa formativo.
De acordo com a InovCluster, em nota de divulgação, este curso resulta de “19 meses de trabalho de levantamento de atores, das necessidades de mercado, da recolha e compilação dos conhecimentos mais recentes” na área, por parte dos envolvidos no projeto ByP4Dev.
Uma das necessidades identificadas é a inexistência do perfil profissional do Especialista na Valorização de resíduos do setor agroindustrial nas estruturas de formação atuais, sendo objetivo integrar este curso “nos programas letivos das Escolas Profissionais e Entidades do Ensino Superior do setor agrícola”, de modo a fornecer soluções para o mercado de trabalho.
A inscrição para a formação de valorização de resíduos agroindustriais está aberta a todos os interessados, de forma gratuita, e pode ser efetuada através do site do projeto By4DEV.