No âmbito das comemorações do 276º aniversário do concelho do Fundão, data que se assinala no dia 9 de junho, o município homenageia cidadãos, um a título póstumo, e uma instituição do concelho. A RCB foi ouvir os distinguidos ou os seus representantes acerca do significado desta decisão da CMF.
O município entrega a medalha de mérito a Maria da Anunciação Salvado (São Salvado como é conhecida). Natural do Fundão, São Salvado começou a trabalhar muita nova no Jornal do Fundão. Foi com António Paulouro, fundador e diretor do JF, “que comecei a conheceu o mundo”, sublinha. Está ligada ao semanário há cerca de 50 anos e afirma “o jornal foi a minha escola”.
Fernando Paulouro Neves, jornalista, escritor, ex-diretor do JF, refere a propósito desta distinção a São Salvado
“Anunciação Salvado e o seu percurso de cidadania pode definir-se em meia dúzia de palavras: solidariedade face aos outros e compromisso com a terra natal, o Fundão, onde nasceu.
São essas dimensões humanas que marcam a sua vida e refletem o reconhecimento dos concidadãos. O Jornal do Fundão, onde trabalhou desde muito jovem, e sempre, foi a sua grande escola. Ao longo do tempo, as suas qualidades pessoais afirmaram a excelência do seu profissionalismo, confundindo-a com o JF, numa identificação tão forte que no Fundão e fora dele é geralmente conhecida como «a São do Jornal».”
São Salvado afirma que esta homenagearem do município é o reconhecimento da sua profunda ligação ao Fundão