Começou este domingo mais uma edição do campeonato distrital de Castelo Branco, sem grandes surpresas numa tarde de muita chuva. O destaque vai para a vitória do Pedrógão São Pedro no Fundão, no jogo da jornada.
O resultado mais expressivo da tarde vai para o Alcains orientado por Ricardo Costa, equipa que desceu esta época do Campeonato de Portugal e que começou este distrital da melhor maneira, vencendo por 5-0 em casa diante da Atalaia do Campo. Jogo de sentido único e um domínio que se materializou numa goleada que até podia ter-se estendido mais. Os golos foram apontados por Igor (dois, um de penalty), Vinicius, Amessan (de penalty também) e Nicolás Tovar. No Cabeçudo, o Idanhense foi mais forte e, à semelhança da pré-época, voltou a vencer o Cabeçudo na Sertã, com um auto-golo do capitão da casa Diogo Simão e outro golo de João Henriques, um em cada parte.
Em Proença-a-Nova, o Moradal conquistou também uma vitória muito tranquila, por 4-1, e em que o destaque vai para Ventoinha, médio que veio do Sernache e que fez 2 golos, tendo já mais golos agora do que em toda a época passada, onde fez apenas um. Renato Alegre e Bacar Mané fizeram os outros dois golos, enquanto Rodrigo Ribeiro, jovem de apenas 19 anos fez o tento de honra para a equipa da casa. No Silvares vs Vila Velha de Ródão, que começou uma hora mais tarde, o Ródão começou a época a vencer, por 3-1, num jogo bastante disputado e equilibrado, onde a eficácia de Fernando Cunha foi determinante. Considerado um dos melhores três jogadores da época passada para a AFCB no distrital, o avançado voltou a fazer a diferença O Silvares desperdiçou ocasiões claras na frente, com uma boa exibição de Manuel Morais entre postes, e o avançado Fernando aproveitou praticamente todos os lances. Marcou na sequência de um canto e ainda antes do intervalo podia ter aumentado a vantagem, com um remate a rasar o poste. Fred ampliou a vantagem, o capitão Júnior do Silvares ainda reduziu à boca da baliza, Renato Abrantes acertou no poste aquele que poderia ter sido o lance do empate e numa boa transição Fernando bisou e fechou o jogo num 3-1.
Por último, naquele que era o jogo de cartaz desta jornada inaugural, foi o Pedrógão São Pedro a levar a melhor na partida realizada no Fundão. A equipa de Penamacor esteve melhor que o CAF e criou mais oportunidades, tendo marcado por duas vezes em apenas 5 minutos, resolvendo assim o jogo muito cedo, com golos de Sandro Pais e Fábio Sousa. O Fundão só conseguiu ser mais perigoso depois de mexer e fazer entrar unidades do banco, como Roger e Pablo, mas já não foi a tempo de inverter o rumo dos acontecimentos.
A próxima jornada acontece já a dia 24 de setembro, com as seguintes partidas: Vila Velha de Ródão vs Alcains, Moradal vs Silvares, Idanhense vs CAF e Atalaia do Campo vs Cabeçudo. O Pedrógão vs Proença-a-Nova foi adiado porque o Pedrógão joga para a Taça de Portugal.