Duas grandes surpresas na penúltima jornada da primeira fase do campeonato distrital de Castelo Branco, com o líder até agora invicto a sofrer a primeira derrota na prova, em casa do Pedrógão, e também com o lanterna vermelha Silvares a vencer o derby fundanense diante do CAF.
A equipa do Alcains já tinha garantido de forma categórica o primeiro lugar desta fase, mas tinha mais um jogo de exigência máxima este domingo, em casa do Pedrógão São Pedro, e a verdade é que acabou mesmo por sofrer a primeira derrota na prova, perdendo por 2-0, com golos de Rúben Nogueira e ainda com um auto-golo de um adversário. O Alcains mantém o primeiro lugar com os 46 pontos que já somava, enquanto o Pedrógão chegou aos 35 pontos, assegurando desde já o terceiro lugar nesta primeira fase. Quem também venceu foi o Moradal, em casa do Cabeçudo, por 1-0, com golo de Ventoinha, na conversão de uma grande penalidade, mantendo o Estreito na segunda posição com 38 pontos somados.
A outra grande surpresa veio diretamente de Silvares, no derby fundanense entre a equipa da casa e o CAF. O conjunto fundanense tinha de vencer para ainda poder disputar o pódio da primeira fase da prova, mas acabou surpreendida e derrotada em Silvares. Berna marcou por duas vezes para o Fundão, que esteve por duas vezes em vantagem, mas acabou por perder por 3-2, com golos de Gustavo Gomes, Zé Mateus e Junior. Uma vitória do Silvares que mantém o CAF em quarto lugar com 31 pontos, e com o Idanhense a apenas 1 ponto agora na luta por essa posição. Já a equipa da casa deixa assim o último lugar da prova, sendo agora nono classificado com 9 pontos, a apenas 1 ponto do Cabeçudo em oitavo lugar.
O Vila Velha de Ródão segue novamente com grande destaque para a 2ª Divisão Distrital e com grande margem para renovar a conquista do título e venceu este domingo em casa diante do Proença-a-Nova por 3-2. Para o Ródão marcaram Énio (2) e Sambu, para o Proença marcaram Rodrigo Ribeiro e João Silva. O Idanhense venceu à Atalaia do Campo por 2-1, depois de até estar a perder, com golos de Kaio e João Henriques, com Falcão a fazer o tento solitário dos visitantes.