A equipa da BBE precisava apenas de um empate para fazer a festa do título em casa do Setúbal, mas a verdade é que teve sempre o pé no acelerador ao longo de todo o encontro para vencer, apenas e só. E foi isso que tentou logo desde início, desperdiçando alguns lances capitais e vendo também o guarda-redes adversário fazer uma exibição de altíssimo nível. E aos 15 minutos aconteceu exatamente um momento assim: a equipa desperdiçou um lance ofensivo e permitiu um contra-ataque rápido do Setúbal que terminou em golo de Luís Fassy pela esquerda. A terminar a primeira parte, Diogo Rodrigues foi expulso por acumulação de amarelos e deixou a BBE a jogar com menos um. Aí, a equipa de Castelo Branco foi exímia e aguentou com menos um jogador os 2 minutos com desvantagem numérica, mantendo o 1-0 para os da casa.
No segundo tempo, a Boa Esperança entrou mais forte na partida e conseguiu rapidamente o empate, por intermédio de Zé Ricardo. A partida entrou depois num momento de gigante frenesim: oportunidades de parte a parte, muita emoção e nervos em franja. A BBE teve oportunidade de fechar a partida mais cedo, mas acabou por ir desperdiçando várias ocasiões, mantendo a incerteza no marcador e no resultado, levando o Setúbal a arriscar no 5×4 para tentar o tudo por tudo pela vitória nos últimos 4 minutos. E aí a BBE voltou a ser mais competente: marcou por duas vezes, por intermédio de Sordo e Carrilho, e foi implacável no momento defensivo, não permitindo ao Setúbal criar perigo com a vantagem numérica que tentou criar ao subir o guarda-redes.
Apito final, festa gigante nas bancadas (mais de 100 adeptos presentes) e no relvado, com muitas lágrimas e emoção, entre jogadores, staff, direção e adeptos. A BBE é pela segunda vez campeã nacional 16 anos depois e ainda com 3 elementos no grupo de trabalho que estavam já nesse momento: Hugo Silveira, Pixixi e Machado. Recordar ainda que 4 jogadores, Fábio Carrilho, Diogo Ferreira, Gaza e Sordo, assim como o treinador Silveira, já tinham sido campeões nacionais pelo Ladoeiro, em 2020/2021, voltando a celebrar e desta vez com uma subida que vai mesmo acontecer!
Para o ano a BBE vai disputar a II Divisão Nacional e é a nova campeã nacional da III Divisão!
De: Fernando Teixeira