O docente da Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCB, Paulo Gonçalves, é presidente do grupo de trabalho do IEEE para desenvolver uma norma para o Raciocínio Ontológico em Múltiplos Robôs baseado em ontologias, a IEEE P1872.3 Standard for Ontology Reasoning on Multiple Robots, anuncia a instituição de ensino superior em Castelo Branco.
Em comunciado, o IPCB refere que o objetivo da norma o Raciocínio Ontológico em Múltiplos Robôs baseado em ontologias é definir requisitos para a construção e o desenvolvimento de arquiteturas de raciocínio para múltiplos robôs autónomos. Especificamente, serão definidos conceitos ontológicos e axiomas específicos do domínio para: (a) representação, raciocínio e comportamentos para a autonomia, (b) robótica na cloud, (c) inteligência artificial e aprendizagem automática para robôs autónomos, (d) “robot affordances” (e) robôs autónomos confiáveis.
O grupo de trabalho já organizou várias palestras de peritos sobre cada um destes tópicos e está prevista a criação de grupos dedicados para desenvolver ontologias de subdomínios. A data prevista para a conclusão da norma é junho de 2026 e será construída com base na ontologia de base definida na norma IEEE 1872.2-2021: Standard for Autonomous Robotics (AuR) Ontology e a primeira norma do IEEE para robótica e automação, 1872-2015: Core Ontologies for Robotics and Automation (CORA).
Paulo Gonçalves foi membro da comissão diretiva dos grupos que desenvolveram estas normas.