A revista científica “Pharmaceutics” atribuiu o prémio de best paper award for topical collection “women in pharmaceutics” 2022, a um artigo de Fani Sousa, do centro de investigação em ciências da saúde da universidade da Beira Interior. O trabalho contou com o contributo de outros dois investigadores do CICS que estão a realizar doutoramento sob orientação da docente.
O trabalho premiado intitula-se “mRNA, a Revolution in Biomedicine”, e tem entre os autores Bruno Baptista e Rita Carapito (ambos do CICS-UBI), Nabila Laroui (Centre de Biophysique Moléculaire) e Chantal Pichon (Centre de Biophysique Moléculaire).
O artigo científico aborda algumas questões relacionadas com a utilização de RNA mensageiro (mRNA). Esta molécula terapêutica tem conquistado visibilidade no contexto do desenvolvimento de novas terapêuticas inovadoras, vislumbrando-se a sua aplicação em imunoterapia, medicina regenerativa, vacinação e edição de genes.
“Actualmente, o potencial terapêutico do mRNA é indiscutivelmente reconhecido, o que foi muito reforçado pelos resultados alcançados no combate à pandemia de COVID-19, mas ainda existem algumas condicionantes que precisam ser ultrapassadas”, refere o resumo do artigo.
Antes deste reconhecimento, o estudo tinha sido selecionado como tema de capa, de um volume especial da “Pharmaceutics” em 2021. Trata-se de uma revista de acesso aberto, com revisão por pares, dedicada à ciência e tecnologia de produtos farmacêuticos e biofarmacêuticos, publicada mensalmente on-line. É uma das publicações de maior impacto no mundo científico, de acordo com os rankings “Journal Citation Reports” e “CiteScore”.