Urbano Mestre Sidoncha, docente do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política da Universidade da Beira Interior (UBI), foi eleito presidente da AFFEN – Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica para um mandato de dois anos.
A assembleia geral da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, realizada no passado mês de setembro, escolheu o docente e investigador do Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura, Urbano Sindioncha, encabeça a direção da Associação até 2025.
Coordenador de um Grupo de Trabalho do Praxis dedicado à fenomenologia e à filosofia da cultura, Urbano Sidoncha dirige a primeira associação de fenomenologia do país, que conta com António Fidalgo (antigo Reitor da UBI), João Carlos Correia, José Domingues e José Manuel Santos (docentes do Departamento de Comunicação, Filosofia e Cultura) como membros fundadores.
Para Urbano Sidoncha, este é um reconhecimento da “importância do trabalho desenvolvido na Universidade na área da fenomenologia e cimenta a presença da própria UBI nas associações científicas nacionais que são representativas na área da filosofia”.
Fundada a 25 de novembro de 2000, a AFFEN surgiu com o objetivo de fomentar a investigação na área da fenomenologia e caracteriza-se por trabalhar a área de forma aberta, admitindo pensadores de correntes hermenêuticas com fortes relações à fenomenologia, bem como teóricos que apliquem a outras áreas métodos ou conceitos fenomenológicos.