A docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) da Universidade da Beira Interior (UBI), Bertha Santos, foi uma das premiadas do Prémio CEI – IIT Investigação, Inovação e Território 2024, promovido pelo Centro de Estudos Ibérico (CEI), revela a instutição de ensino superior sediada na Covilhã.
“Abordagem baseada em SIG para a otimização de serviços de recolha de biorresíduos em municípios rurais de baixa densidade” é o título do projeto galardoado, que foi desenvolvido no DECA por Bertha Santos e que como como coautora Cláudia Mendes, da CM de Oleiros (Castelo Branco).
De acordo com a UBI, a ideia premiada sugere uma solução para um sistema de recolha de biorresíduos em municípios que, além da densidade e zonas urbanas reduzidas, enfrentam limitações de recursos e não possuem um sistema formal de gestão de biorresíduos implementado. O projeto recorre à aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no apoio ao planeamento e decisão de um novo serviço a prestar à população.
“Propõe-se uma abordagem para a análise de percursos otimizados para a recolha seletiva e transporte”, de acordo com a descrição do projeto, “equacionando soluções que permitam a sua valorização, bem como a promoção da gestão sustentada dos espaços florestais”.
A otimização de rotas, seleção de localizações ideais e definição de áreas de serviço recorre à extensão Network Analyst do software ArcGIS. A análise com recurso a esta funcionalidade permitirá identificar e avaliar os principais fatores que minimizam os custos associados à recolha e transporte de resíduos indiferenciados e biorresíduos, tendo já sido realizado um primeiro teste na freguesia de Oleiros-Amieira.
O Prémio CEI-IIT distinguiu, na globalidade, 11 investigadores de universidades de Portugal e Espanha. A sessão de entrega dos Prémios deste ano decorreu na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na cidade da Guarda, no passado dia 31 de outubro.